Parque Orla de Piratininga


Imagem relacionada

Estão previstas obras para recuperação e desenvolvimento da lagoa de Piratininga, este lindo lugar com potencial turístico fantástico até então negligenciado. A lagoa, apesar de muito bonita, mostra sinais intensos de poluição em várias partes. Os animais sofrem com o esgoto não tratado lançado nas águas. O assoreamento também é visível e prejudica a circulação e renovação das águas que entram do mar pelo canal.

A Prefeitura de Niterói publicou nesta sexta-feira (13), no Diário Oficial do Município, a concorrência pública para a elaboração dos projetos básicos e executivos do Parque Orla de Piratininga. Este é o primeiro passo para implantação das obras de urbanização, paisagismo ecológico, manejo de águas pluviais, qualificação do ecossistema, e incorporação de equipamentos públicos em toda a orla da lagoa. O investimento para a obra do Parque Orla será de R$ 17 milhões. Para elaboração dos projetos e estudos a serem licitados, serão investidos cerca de R$ 1,7 milhão. A concorrência será realizada no dia 29, na sede da Prefeitura.

O Parque Orla vai recuperar o ecossistema do entorno da Lagoa de Piratininga, tratar os aportes de água doce trazidos por rios e drenagens urbanas, promovendo a despoluição das águas, usando técnicas de paisagismo ecológico. A área terá ainda infraestrutura de esporte e lazer, recreação, ciclovia, decks. A iniciativa faz parte do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – Cooperação Andina de Fomento (CAF).

fonte: prefeitura de Niterói